Cases e Depoimentos

Reinaldo conta como sua vida mudou com sua entrada para o Vale Juventude.
“Nós somos protagonistas de nossa história” (Reinaldo)


Raissa Gonçalves, um exemplo de protagonismo juvenil!

Raíssa Gonçalves é um exemplo do impacto positivo que o Projeto Vale Juventude traz para a comunidade local e adolescentes e jovens que dela participam. Após concluir o projeto seus relatos expressam que o mesmo continua vivo em suas ações e norteia suas escolhas pessoais e profissionais.  A Raíssa não só fez parte do Vale Juventude, mas deixou sua marca e muitas saudades.
 
Recordações de Raíssa...

É com grande satisfação que divido minhas memórias sobre uma fase que deixou saudades e foi crucial para minha formação. Comecei a fazer parte do Projeto Vale Juventude quando tinha 13 anos, na época cursava a 7° série do Ensino Fundamental na Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade, no começo fui escolhida por gostar de atuar em diversas áreas na escola e por ser filha de uma funcionária.

Com o passar do tempo, a formação foi me envolvendo. Quando fui convidada para interagir junto à comunidade compreendi a real importância do projeto. Percebi que as oficinas passaram a ter um retorno com a diminuição da gravidez na adolescência e éramos procurados para aconselhamento.

 Passamos para uma nova fase que foi a formação de novos APPEAS (Adolescentes do programa Peas). Nesse momento comecei a compartilhar o que havia aprendido com outros adolescentes e jovens.

Ao iniciar o ensino médio não mudei de escola para continuar no projeto. Comecei a fazer parte do grupo de Referência, no qual a aproximação com as políticas públicas despertou meu desejo de aprofundar em uma formação no nível superior.

Atualmente, com 19 anos, estudo jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e comecei no curso de Serviço Social por intermédio dos aprendizados obtidos no PEAS. E dessa fase guardo a satisfação em participar de movimentos sociais. Participo de Congressos da União Estadual de Estudantes e União Nacional de Estudantes.

O PEAS me ajudou a ver a realidade de perto e quando tive a oportunidade de participar de um Encontro Estadual, realizado 2009, vi como esse projeto é abrangente e conduz os jovens para bons caminhos.

Hoje guardo comigo muitas lembranças boas e até difíceis de situações que infelizmente não pude resolver. Levo comigo os ensinamentos de respeito aos direitos do próximo e aos meus próprios. Levo os ensinamentos sobre saúde e prevenção e reflito quando estou diante de alguma situação, até mesmo de risco. Por fim levo grandes amizades, não só da minha comunidade, mas de pessoas de outras cidades com quem mantenho contato.

Fazer parte do Vale Juventude PEAS me proporcionou desejar um caminho melhor. Mostrou-me que a educação é o melhor caminho e o que guardamos para sempre são as pessoas que conhecemos. Não me esqueço do que disse a Vanda Pereira no Encontro Estadual, que eu voltaria aos encontros como jornalista para mostrar que o projeto mesmo que indiretamente ajudou em minhas escolhas.

Gostaria de agradecer a oportunidade de compartilhar esses momentos e espero que minha história possa ajudar outros adolescentes e jovens a trilhar um caminho de superação e sucesso.