quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Por que investir na juventude?

Os adolescentes e jovens são um público significativo na sociedade. Estima-se, por meio de relatórios do Banco Mundial, que em 2035 este será o grupo etário com maior número de indivíduos. Entretanto percebe-se que esse grupo forma o contingente populacional mais vitimizado pelas distintas formas de violência no Brasil.

As dificuldades são as mais diversas, como: não conclusão da educação básica, problemas no ingresso e permanência no mercado de trabalho, acesso restrito aos bens culturais, tratamento inadequado no tocante às políticas públicas de saúde e lazer, entre outras.

No âmbito da saúde outras questões merecem atenção, como: 20% dos partos do Sistema Único de Saúde (SUS) por ano são de mães adolescentes, a cada 100 gestações de jovens 41,6% aproximadamente resultam em abortos, entre os infectados por HIV – Aids as mulheres de 19 a 24 anos representam quase 50% dos novos casos, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde. A transmissão de HIV- Aids por via sexual é responsável por 67,3% dos casos em homens e 94,9% dos casos em mulheres, maiores de 13 anos.

Para mudar esta realidade é preciso que a sociedade reconheça que os jovens são atores sociais, sujeitos de direitos, promotores e destinatários de políticas públicas e se una na promoção de projetos como este que acreditam que a participação juvenil é um fator fundamental no equacionamento de suas vulnerabilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário